Novembro Azul
Saúde do Homem
No mês passado fizemos um post aqui no blog sobre o Outubro Rosa ressaltando a importância da prevenção e descoberta rápida do câncer de mama. Esse mês também tem uma campanha especial para lembrar os homens que é necessário cuidar da saúde com algumas atitudes simples.
Vamos sim continuar valorizando a vida, fazendo tudo que for possível para proporcionar bem-estar para as famílias. Conheça melhor o Novembro Azul e veja porque essa campanha é tão importante para a população:
- O Novembro Azul teve início na Austrália em 2003. Seu principal objetivo é conscientizar a população masculina da importância de cuidar da saúde para prevenir e descobrir doenças em estágios iniciais, inclusive o câncer de próstata.
- De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de 68.220 novos casos de câncer de próstata só em 2018 no Brasil.
- O câncer de próstata está em segundo lugar como causa de óbitos por câncer em homens brasileiros e também é o segundo mais frequente, atrás do câncer de pele.
- O diagnóstico de câncer de próstata é possível com exame de sangue (alteração PSA) e através do toque retal.
- O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
Mas o que é a próstata?
É uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
Formas de prevenção.
Um dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como:
Fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física.
Manter o peso adequado à altura.
Evitar o consumo de álcool.
Não fumar.
Se você é homem e ainda não tem esses hábitos, comece a mudar já.
E por falar em mudança, aguarde que teremos algumas em breve! Mais uma vez agradecemos por você estar aqui!